segunda-feira, 30 de maio de 2011

NOME: Luzinete Sartori Cottini Moutinho CARGO:REDATOR
MINI-currículo: Acadêmica de LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – UNIRIO- BOM JESUS ITABAPOANA FUNÇÂO: DIVULGAR NOTICIA SOBRE O USO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÂO
Os professores Estão preparados Para Trabalhar Informática Na Educação? SITE. WWW.suapesquisa.com/eduacacaoesportes/...
A informática é essencial na atualidade, temos varias escolas que tem laboratório de informática bem equipados e algumas escolas já possui computador em sala de aula, mas será que tem professores capacitados para fazer a mediação do uso das tecnologias junto aos educandos de forma a favorecer a articulação das informações ente as disciplinas. O professor deverá estar apto para tal função, ou seja, precisa ser capacitado. Segundo Brasil (1998:51) “A integração do computador ao processo educacional depende da atuação do professor, que nada fará se atuar isoladamente...” Não adianta aquisição de excelentes equipamentos tecnológico se os professores não forem preparados para fazer uso das novas tecnologias.Quando o professor assume o papel de mediador dessa nova tecnologia ele deverá empenhar em busca de um processo de formação continuada, é importante que as salas de aulas e os professores estejam preparados para atender a demanda que a nova sociedade exige.
Muitos professores não estão preparados por puro comodismo e outros por falta de oportunidade, apesar dos investimentos do governo na área da informática ainda falta muito a ser feito, e investir na formação dos professores é uma questão que deve ser revista. As tecnologias da comunicação e informação estão sendo muito pouca utilizada pelas escolas e quando utilizadas tendem a privilegiar uma abordagem tradicional de ensino, isto é a informação apenas pela informação sem um papel mais ativo na construção da aprendizagem. A informática é uma ferramenta que favorece o caminho do saber, representando um importante papel no cenário da educação auxiliando os alunos no seu processo de ensino aprendizagem. A informática não pode ser vista apenas pelo lado da tecnologia, pois se a mesma não for trabalhada no conjunto o objetivo maior que é aquisição do aprendizado através da mediação homem X máquina deixara de ter sentido e não serão alcançados êxito em relação aos conhecimentos e aprendizagens.
Referências: Pais, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. Editora Autêntica, 1ª Edição, Rio de Janeiro, 2005. Cox, Kenia Kodel. Informática na educação escolar-coleção polemica do novo tempo. Editora Autores Associados, São Paulo, 2003.

3 comentários:

  1. Nete

    A integração do computador no processo educativo é muito relevante para o processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Nete, concordo plenamente com você. Só enviar computadores para as escolas, equipar laboratórios, sem oferecer cursos de formação continuada para os professores, não basta. Mas também é preciso que o educador reveja sua postura, às vezes comodista, e se lance no desafio de fazer uma educação diferente e eficaz.

    ResponderExcluir
  3. Nete, seu blog ficou muito interessante, esse assunto é muito importante, pois vemos a cada dia pessoas se acomodarem e não se interessarem por nenhuma formação continuada. Lembrando que algumas escolas equipam-se e não oferecem tal formação, isso também não é legal.

    ResponderExcluir